A influência das cores na decoração de ambientes

7 de setembro de 2017 por na categoria decoração com 0 e 0
Home > Blog > decoração > A influência das cores na decoração de ambientes

Quando o assunto é a escolha de cores para a decoração de ambientes, temos duas situações: o gosto pessoal e a influência que elas nos causam. É um aspecto psicológico que afeta nosso ânimo e até mesmo nossas atitudes. Por isso é interessante saber quais cores usar em cada cômodo da casa, de forma a torna-los mais prazerosos.

 

VERMELHO

Positivo: coragem física, força, calor, energia, sobrevivência básica, “luta ou fuga”, estimulação, masculinidade, excitação.

Negativo: Desafio, agressão, impacto visual, tensão.

O vermelho dá um aspecto estimulante. É a cor que geralmente indica uma ameaça, pode aumentar a frequência cardíaca, mas com uma tonalidade mais quente você pode se sentir muito bem. Um cômodo como o quarto de dormir com muito vermelho pode aumentar o nível de paixão. Em tonalidades alaranjadas, o vermelho é conhecido por aumentar o apetite e, portanto, é amplamente utilizado nas cozinhas.

 

 

MARROM

Positivo: seriedade, calor, natureza, terra, confiabilidade, suporte.

Negativo: falta de humor, peso, falta de sofisticação.

O marrom induz uma sensação de naturalidade e conforto para sua casa. Ele é obtido através da mistura de preto, amarelo, cinza, verde, vermelho ou laranja e até roxo. Por ser uma mistura de várias cores, o marrom não é encontrado em nenhum outro lugar no quadro de cores e é muitas vezes considerado uma cor neutra. A cor acastanhada pode ser muito agradável se pensarmos em chocolate, café e bolos. Esta cor é encontrada muitas vezes na natureza. Quase todas as plantas que encontramos têm a cor marrom. Em muitos lugares, o marrom é a cor da terra. Então marrom pode nos dar uma sensação de segurança e estabilidade, sendo indicado para ambientes onde se recebem as pessoas, como as salas de estar ou escritórios de home office. Nos arranjos interiores, o marrom pode adicionar profundidade e calor. Você pode inclusive adicionar um pouco de marrom em cores neutras para torná-las mais acolhedoras. Os acabamentos de móveis e pisos em tons de marrom conferem um toque fino e de bom gosto. Ou, se você usar madeiras cruas, sem polimento, ou têxteis como lã em tons naturais de marrom, cria um efeito rústico agradável.

 

 

BRANCO

Positivo: higiene, esterilidade, clareza, pureza, limpeza, simplicidade, sofisticação, eficiência.

Negativo: frieza, barreiras, falta de amizade, elitismo.

O branco confere efeitos psicológicos com um visual refrescante e limpo em sua casa. É a cor usada para criar uma aparência arejada, silenciosa e pura. Se o branco é usado em uma sala em paredes, móveis ou pisos, ela fica com a impressão de que é muito maior do que realmente é e pode dar uma frescura revigorante. Se você não quiser ter uma sala muito colorida, mas também sem excesso de branco, pode usar branco em combinação com outras cores neutras. Preto, marrom ou cinza com branco se encaixam muito bem.

 

 

CINZA

Positivo: neutralidade psicológica.

Negativo: falta de confiança, desânimo, depressão, hibernação, falta de energia.

O cinza dá uma formalidade que é uma elegância sutil sem ser muito conservadora. O efeito de cor cinza depende muito da tonalidade que você usará. Por exemplo, se o cinza tiver uma tonalidade amarelada pode causar sensação de depressão e tristeza, especialmente se você tem coisas na sala em vários tons de marrom. Mas uma bela tonalidade de cinza em combinação com uma cor branca não muito brilhante, pode criar uma aparência limpa e refrescante. Se você tiver muitas áreas cinzentas, elas vão se tornar predominantes e criar um ambiente sem graça.

 

 

PRETO

Positivo: sofisticação, glamour, segurança, segurança emocional, eficiência, substância.

Negativo: opressão, frieza, ameaça, peso.

O preto possui aspectos psicológicos ideais para criar um aspecto elegante e ousado para sua casa. Se você usá-lo de forma inteligente, o preto proporciona um ar elegante e sofisticado ao design de interiores. Se for colocado em uma cor de fundo clara ou neutra, tudo o que é preto irá se destacar. Muitas pessoas associam preto com morte, luto, viuvez e, geralmente, com ocasiões formais e graves. Em conclusão, não use muito preto, mas apenas para realçar certas objetos e móveis como quadros, mesas, armários, etc.

 

 

AMARELO

Positivo: otimismo, confiança, autoestima, expansão, força emocional, simpatia, criatividade.

Negativo: Irracionalidade, medo, fragilidade emocional, depressão, ansiedade, suicídio.

Use efeitos de cor amarela para dar um ar brilhante e otimista para sua casa. Os efeitos da cor amarela variam com as suas nuances. Um amarelo pálido aplicado nas paredes ou no teto pode trazer um pouco de luz do sol em sua casa, enquanto um amarelo mais escuro pode se causar um efeito deprimente depois de um tempo. Se você não quiser usar o amarelo nas paredes, pode usar seus efeitos psicológicos de outras maneiras, como em acessórios como flores, vasos ou imagens.

 

 

ROSA

Positivo: Tranquilidade física, nutrição, calor, feminilidade, amor, sexualidade, sobrevivência das espécies.

Negativo: Inibição, claustrofobia emocional, enfraquecimento, fraqueza física.

Você pode usar a cor rosa para criar uma atmosfera fresca e fina na sua casa. Na maioria dos países, a cor rosa é vista como uma cor feminina e muitas vezes é associada a tudo relacionado às meninas. Em geral, usada no design de interiores, o rosa proporciona efeitos calmantes e confortáveis. Algumas tonalidades de rosa são frescas e possuem uma doçura nelas que podem ser associadas com doces.

 

 

ROXO

Positivo: consciência espiritual, contenção, visão, luxo, autenticidade, verdade, qualidade.

Negativo: Introversão, decadência, supressão, inferioridade.

A cor roxa cria um ambiente luxuoso e caro para sua casa. Se tiver um tom azulado, transmite serenidade e calma e dá um ar de mistério. Os tons avermelhados atraem mais atenção e dominam a ambiente. A cor roxa tem uma longa reputação de realeza e poder.

 

 

AZUL

Positivo: Inteligência, comunicação, confiança, eficiência, serenidade, dever, lógica, frescor, reflexão, calma.

Negativo: frieza, distanciamento, falta de emoção, falta de amizade.

Com a cor azul você pode criar um visual refrescante e claro. No design de interiores, o azul cria uma atmosfera de trabalho e meditação. A cor azul diminui a pressão arterial e a frequência cardíaca. Um tom de azul claro amplia o ambiente. Você pode usar o azul para refrescar uma sala que receba muito sol e calor. Se usado em partes da cozinha como pinturas, móveis ou pratos, a cor azul diminui o apetite.

 

 

 

VERDE

Positivo: harmonia, equilíbrio, frescor, amor universal, descanso, restauração, tranquilidade, consciência ambiental, equilíbrio, paz.

Negativo: tédio, estagnação, insipidez, abatimento.

Use os efeitos psicológicos da cor verde para criar uma atmosfera tranquila e relaxante em sua casa. Os efeitos psicológicos da cor verde são semelhantes aos do azul, onde o verde é percebido como calmo e claro. O verde é muito reconfortante para os olhos e a natureza nos dá muitas nuances. A melhor maneira de usar o verde no design de interiores é combina-lo com várias cores.

 

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - Bergan Cubas e Lavatórios de Vidro ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação