3 coisas sobre vendas que você pode aprender com os grandes home centers

7 de junho de 2018 por na categoria gestão com 0 e 0
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Quem tem uma loja ou boutique de materiais de construção, sabe que os home centers são os seus maiores concorrentes. Mas eles também podem ensinar muitas coisas úteis que você pode aplicar em sua loja, tornando-a mais competitiva e com maior volume de vendas. Neste artigo separamos 3 coisas que os home centers fazem e que você, agora, pode usar.

 

Conhecer as necessidades e anseios dos clientes

Os home centers investem, e muito, em pesquisa para entender o que seus clientes esperam quando vão comprar. Esse é um modo de ter e oferecer o que os clientes querem, o que favorece as vendas.

Em sua loja você também tem que investir nessa pesquisa. Sempre que possível converse com seus clientes, faça pesquisas de satisfação para entender o que eles enfrentam de problemas e como esperam que sua loja os ajude a resolvê-los. Isso cria uma fidelização dos clientes, que nos próximos momentos de compra vão procurar sua loja, por já saberem que lá terão o que precisam.

 

Ter visão estratégica

Apesar da maioria dos grandes home centers terem muitas lojas espalhadas pelo Brasil, e em alguns casos em outros países, eles também começaram pequenos, com uma loja. A diferença é que o empresário neste caso teve uma visão estratégica, voltada para crescimento.

Pense agora na sua empresa. Talvez ela tenha apenas uma unidade, e talvez você queira que seja assim mesmo, mas o fato é que a visão estratégica também permite um crescimento mais controlado, além de permitir que sua gestão fique mais fácil. É possível que você já tenha essa visão, então o que falta é colocar tudo no papel, estudar, aprimorar e por tudo em prática.

Variedade de produtos de acordo com o público

Um dos fatores que mais atraem clientes para um home center é a grande variedade de produtos e modelos disponíveis para venda. Eles se preocupam em ter tudo o que um cliente procura, já sabendo que se ele não encontrar, a venda será perdida para um concorrente. Ou seja, os home centers procuram sempre garantir que cada cliente saia da loja com tudo aquilo que precisava.

E a não ser que você tenha muito espaço em sua loja, surge o problema de como ter tanta variedade em um espaço mais reduzido que um home center. E aqui entra a estratégia de conhecer seu público-alvo a fundo. Você precisa saber o que seus clientes precisam e montar seu mix de produtos de acordo com essa necessidade. Claro que é preciso ter uma gama variada de produtos, mas diferente dos home centers, você não precisa ter um estoque enorme. Ao invés disso, procure ter bons fornecedores que possam fazer a entrega de produtos em um curto espaço de tempo, mantendo assim sua loja sempre abastecida.

Outra saída são as vendas por encomenda. Você pode manter catálogos atualizados dos seus fornecedores, e o cliente escolhe os produtos. Depois é só fazer o pedido e combinar a entrega para o seu cliente. Não é a melhor opção, mas em muitos casos garante a venda e, no mínimo, seu cliente vai ficar satisfeito em saber que você tem opções para oferecer.

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