5 táticas para sua loja de construção ser mais competitiva

3 de maio de 2018 por na categoria gestão com 0 e 0
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Toda e qualquer empresa tem concorrentes, isso é um fato, assim como também é um fato que a competitividade é muito boa, pois incentiva as empresas a se desenvolverem mais, para continuarem competitivas. E neste sentido, é bom saber que existem muitas táticas para que uma empresa se torne mais competitiva, atraindo mais clientes, vendas e fatias do mercado. Aqui separamos 5 dessas táticas que são mais comuns, eficazes e que servem para sua loja de materiais de construção, inclusive frente aos grandes home centers.

Divulgação

Para uma empresa se tornar mais competitiva, qualquer que seja seu ramo, o principal e maior recurso é a divulgação. É preciso mostrar para as pessoas a empresa e seus produtos, sua localização, o que ela oferece de bom, promoções, entre outros. Para isso, você pode usar os recursos tradicionais, como revistas, rádio, panfletos e outdoor, para citar alguns, e também a internet, que oferece muitas opções, como anúncios no Google e nas redes sociais, e-mail marketing, conteúdo especializado, etc.

Fazer a divulgação garante que seu público veja a sua empresa, e também é uma forma de ficar na corrida da concorrência, afinal seus concorrentes também fazem divulgação.

 

Experiência dos clientes

Quando um cliente vai até sua loja, ele quer que tudo aconteça da melhor forma possível, desde o primeiro atendimento até o fechamento da compra. Para isso, sua loja deve oferecer uma boa experiência, de forma que cada cliente tenha uma excelente impressão. Para isso, você deve se preocupar com os seguintes requisitos:

  • Atender de forma adequada e educada.
  • Nunca deixar o cliente esperando por muito tempo. Neste caso, 5 minutos já é um tempo que pode cansar.
  • Oferecer sempre a melhor solução para o cliente, seja em produtos ou serviços.
  • Ter um estoque bem formado, e caso sua loja não tenha o produto para pronta entrega, fornecer pelo menos uma data breve em que o produto estará disponível.
  • Oferecer serviços que sejam úteis e agradáveis, como estacionamento, servir uma água ou café durante a conversa com os vendedores, ter Wi-Fi gratuito, dar informações relevantes que auxiliem o cliente no processo de compra, etc.
  • Ter um serviço de pós-vendas, para entrar em contato com os clientes depois que eles compraram em sua loja, para saber sobre a opinião deles referente ao produto adquirido, serviços oferecidos e atendimento em geral.

Essa são dicas gerais que você deve seguir para garantir uma boa experiência entre seus clientes, mas você também pode incluir outras, de acordo com o que você percebe que será agradável para seus clientes.

Quando um cliente fica satisfeito em comprar da sua loja, ele dificilmente vai procurar um concorrente seu, garantindo mais competitividade para você.

 

Diferenciais

Outra fator de grande relevância é o diferencial competitivo, ou seja, algo que seja exclusivo da sua loja. Pode ser algum produto que só sua loja tenha, como por exemplo um produto fabricado por você, com a marca da sua empresa, ou um produto que seu fornecedor venda somente para sua loja, ou até mesmo algo importado.

Outras ideias de diferenciais podem estar justamente no atendimento, se ele for melhor em sua loja do que nos concorrentes, oferecer serviços diferenciados, vantagens exclusivas, etc. Aqui vale pensar bem o que sua loja pode oferecer como diferencial para os clientes.

Presença digital

Para as empresas, a internet é uma grande aliada. Em muitos casos, ela serve como a porta de entrada da sua empresa para novos clientes, e também para manter um relacionamento com quem já é seu cliente. A presença digital consiste em sua empresa ter um site, participar das redes sociais, enviar e-mails marketing e newsletter, ou seja, ter ferramentas e ações na internet voltadas para sua empresa.

A presença digital, quando bem feita, torna sua empresa mais competitiva, afinal seu público-alvo está na internet, agora mesmo, procurando informações sobre os produtos que você vende.

 

Comprovações de qualidade

Uma facilidade para promover o aumento da competitividade é comprovar a qualidade da sua empresa. Isso é algo pelo qual as pessoas sempre estão à procura, para terem garantias de que a compra vai ser boa, e que elas não terão problemas. Alguns exemplos de comprovação de qualidade são os selos e certificados de renome que sua loja possa ter (como por exemplo as certificações da ISO), depoimentos de clientes falando sobre sua empresa, produtos e as boas experiências que tiveram durante a compra (usados principalmente nas redes sociais, como no caso do Facebook, que tem um sistema próprio de depoimentos).

 

Ser uma empresa competitiva é uma garantia de sucesso, o que é algo que todo empresário deve ter como prioridade!

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