Como fazer um banheiro infantil seguro para os pequenos

19 de abril de 2018 por na categoria DIcas com 0 e 0
Home > Blog > DIcas > Como fazer um banheiro infantil seguro para os pequenos

Quem tem criança em casa sabe que são muitos os riscos que elas correm, mesmo com todo cuidado que os pais tomam. E no caso dos banheiros, esses riscos podem aumentar! Por isso é importante pensar nas adaptações para um banheiro infantil, como uma forma de garantir a segurança, saúde e felicidade dos pequenos.

As adaptações principais são relativas à segurança das crianças, mas temos também a preocupação de transformar este ambiente de um modo lúdico, onde elas se sintam confortáveis e alegres.

Uma dica importante é que os pais incentivem as crianças a sempre chama-los quando precisarem usar o banheiro, o que é, em todo caso, a forma mais segura!

E agora acompanhe as principais adaptações a serem feitas no banheiro.

 

Piso

As crianças pequenas não tem ainda o equilíbrio formado e seus passos são incertos. Por isso, um piso antiderrapante é a melhor solução para evitar quedas. Mas caso você não queira trocar o piso, use tapetes de borracha presos com fita dupla face, também para evitar que os pezinhos da criança se prendam e ela caia. O piso como um todo tem que ser antiderrapante, mas principalmente em locais onde caia água, como perto da pia e do box.

Quinas

Móveis, bancadas de pia e outros que possuam quinas devem ser outro ponto a ser bem observado. O ideal é que se coloque protetores de silicone ou de borracha, e se possível que as quinas sejam arredondadas, para evitar ferimentos mais graves em casos de batidas, principalmente na cabeça das crianças.

 

Penduradores

Certifique-se que os penduradores de roupas e de toalhas estejam bem firmes nas paredes, porque as crianças podem puxar, por exemplo, uma toalha, e o pendurador se soltar, ocasionando uma queda.

 

Produtos de limpeza e de higiene

A curiosidade das crianças é ilimitada. Elas podem pegar um produto de limpeza cheiroso e com uma cor chamativa, e beber o líquido. Mantenha esses produtos sempre dentro de um armário trancado. O mesmo vale para lâminas de barbear e outros utensílios que possam causar ferimentos.

 

Vaso sanitário

Existem vasos sanitários pequenos, do tamanho e da altura ideais para crianças. Mas se não for possível instalar um desses, use os assentos de encaixe próprios para crianças. Eles são uma opção melhor do que os antigos troninhos, desde que usados com a supervisão de um adulto.

 

Trancas

Aqui a situação é um pouco complicada. Uma criança pode se trancar no banheiro, por brincadeira ou curiosidade, deixando os pais desesperados! Se a tranca for de um modelo com chave removível, é só deixar a chave fora da tranca e longe do alcance da criança. Ou então outra saída são as fechaduras com trancas removíveis. É melhor do que ter que arrombar a porta!

 

Box

Na hora do banho em crianças maiores e que já sabem tomar banho sozinhas, use um tapete antiderrapante. Existem opções no mercado que se fixam no piso, sendo essas as ideais, pois impedem escorregões e tropeços.

 

Diversão

E para manter as crianças animadas durante o uso do banheiro, procure fazer uma decoração voltada para elas. Use patinhos de borracha para o banho, saboneteiras de bichinhos, adesivos nos azulejos, lixeiras coloridas e tudo o mais que sua imaginação e criatividade permitirem!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - Bergan Cubas e Lavatórios de Vidro ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação