Atendimento é o segredo para ganhar clientes

5 de outubro de 2017 por na categoria gestão com 0 e 0
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A competição para conseguir um cliente sempre foi muito acirrada. Empresas criam recursos e estratégias tanto para atrair quanto para manter seus clientes. E um dos principais segredos é o atendimento. Pense em sua loja de materiais de construção e decoração. Quando um cliente é bem atendido por você ou sua equipe, ele fica encantado e isso facilita para que em uma nova compra, volte em sua loja.

Atender bem um cliente não significa apenas ser simpático. Aliás, isso é uma obrigação. Vamos pensar um pouco além, usando o atendimento para o que o cliente realmente quer.

 

Rapidez

Preste o atendimento assim que o cliente entrar em sua loja. Caso você esteja ocupado, diga que vai atende-lo em um minuto. Assim o cliente cria uma espécie de compromisso pela espera, ao invés de se cansar de esperar, ficar irritado e ir embora. Também aja com rapidez durante o atendimento, como no caso de mostrar algum produto, mas não demonstre que está com pressa, ao contrário, ter pressa é muito diferente de ter agilidade.

 

Empatia

Empatia significa você se colocar no lugar do outro e saber o que ele precisa. Alguns clientes querem que o atendente aguarde até que seja chamado, enquanto outros preferem conversar bastante. Também é uma boa prática para o atendente demonstrar que está prestando atenção em cada detalhe do que o cliente fala, criando assim uma atmosfera leve e atenciosa. Para isso, vale a regra de ouvir mais e falar menos, pois assim o cliente consegue passar todas as informações que precisa.

 

Solução de problemas

Um cliente compra determinados produtos e serviços para solucionar algum problema que ele tenha. E é nessa hora que o atendente mais consegue ganhar a confiança, ao mostrar produtos que se encaixam na necessidade do cliente.

 

Conveniência

Sempre ofereça café, água, pergunte se o cliente quer usar o banheiro, etc. Serviços de valet também são muito valorizados. Isso demonstra que o atendente quer que o cliente se sinta bem. Algumas empresas consideram que essas conveniências são mais importantes do que a venda em si, por cativarem o cliente.

 

Linguagem corporal

Além da linguagem correta ser mais uma obrigação para um bom atendimento, a linguagem corporal também é extremamente importante. Ela diz respeito a roupas adequadas, cabelos bem arrumados e posturas corporais. Nunca fique de braços cruzados, pois isso tende a intimidar as pessoas. Mantenha a postura ereta da coluna, pois é incrível o que isso causa de boa impressão.

 

Transparência

Ser transparente significa passar informações de forma clara e segura. Caso o cliente tenha alguma dúvida que você não saiba como responder, diga que vai procurar a informação. Essa simples atitude gera confiança no cliente e você não corre o risco de passar alguma informação errada que possa comprometer a confiança.

 

O que evitar

Sempre evite termos técnicos, a não ser que você tenha certeza absoluta que o cliente também as conhece. Nunca diga gírias ou palavras negativas. Evite também o “não”, como em frases como não tenho, não deve, está errado, etc. Música muito alta e outros ruídos também deves ser evitados. Se você gosta de aromas, prefira os com fragrâncias mais sutis.

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