Não deixe seu banheiro ficar com mau cheiro

28 de dezembro de 2017 por na categoria DIcas com 0 e 0
Home > Blog > DIcas > Não deixe seu banheiro ficar com mau cheiro

Às vezes pode acontecer do banheiro ficar com um mau cheiro, que é normalmente causado por vazamento de gases do sistema de esgoto, quando alguma peça do conjunto de vedação do vaso sanitário não foi instalada corretamente ou alguma dessas peças pode estar avariada, ou por causa de falta de limpeza adequada. Seja qual for o caso, esse cheiro no vaso sanitário se torna um verdadeiro incômodo para o olfato e também pode ser perigoso, porque os gases que sobem da rede esgoto são tóxicos e contêm gás metano, que é inflamável. Por isso, manter o vaso sanitário sempre limpo e bem vedado é importante para sua saúde e segurança.

Limpeza

Essa é a parte constante de manutenção do seu vaso sanitário. A limpeza tem que ser feita periodicamente e em intervalos curtos, sendo o ideal diariamente, se o fluxo de uso for muito grande. Todas as peças que compõem o vaso, sendo a tampa, assento e o vaso em si, podem ser limpos com esfregões com cabo. Para tirar manchas, um detergente líquido ou sabão em pó já são suficientes, mas para eliminar o cheiro, o melhor produto é a cândida. Consulte o rótulo na embalagem da cândida para ver a proporção de mistura com água. Enxague bem o vaso para retirar todo o detergente ou sabão em pó. Depois, passe a mistura com o próprio esfregão por toda a extensão do vaso, por dentro e por fora. A cândida é o produto mais indicado porque ela elimina as bactérias e fungos que causam o mau cheiro.

Um cuidado a ser tomado é nunca misturar a cândida com outras substâncias, pois isso pode causar uma reação química perigosa, que libera gases tóxicos que podem irritar o sistema respiratório, ardor nos olhos e mucosas, tonturas e desmaios.

Anel de vedação

O anel de vedação fica entre o vaso sanitário e a tubulação de esgoto. Seu papel é o de impedir a passagem de cheiros e gases que sobem do esgoto. O anel tem que estar bem colocado, sem riscos, tricas ou partes quebradas. Apenas uma pequena rachadura nele pode deixar os gases passarem e causar o mau cheiro característico.

 

Ralo sifonado

Esse ralo também serve para impedir o retorno de gases do sistema de esgoto para dentro do banheiro. Seu formato curvado serve para que sempre fique um pouco de água numa das curvas, de modo que essa água sirva como barreira para os gases retornarem do esgoto. Assim como o anel de vedação, sua instalação deve sem muito bem feita, para que cumpra com a função.

 

Tubo de ventilação

Este tudo fica conectado aos tubos do sistema de esgoto e serve para levar os gases e odores para fora da casa. Sua instalação é feita dentro da parede e deve passar da altura da casa, para que assim os gases sejam dispersos no ar livre e sua casa não os receba de volta.

 

Essas três peças, de importância fundamental, praticamente não exigem manutenção, desde que sua instalação seja feita do modo correto. O que pode acontecer são avarias ocasionais, e neste caso a melhor saída é trocar a peça.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - Bergan Cubas e Lavatórios de Vidro ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação