Como acabar com umidade e mofo no seu banheiro

1 de março de 2018 por na categoria DIcas com 0 e 0
Home > Blog > DIcas > Como acabar com umidade e mofo no seu banheiro

Um dos problemas mais comuns e que causam transtornos imensos nos banheiros é a umidade. Ela vem chegando devagar, quase que invisível, e de repente lá está ela, criando mofo no banheiro, nas paredes, teto, piso e móveis. Além do banheiro ficar feio e com um cheiro ruim, esse mofo causado pela umidade também é perigoso para a saúde, porque ataca as vias respiratórias, sendo ainda pior em pessoas que já tenham rinite, asma, bronquite e outros problemas de respiração. O mofo também pode causar alergias na pele e nas mucosas.

Para acabar com o mofo e a umidade, siga os procedimentos que apresentamos nesta matéria, e garanta um banheiro confortável, limpo e seguro. O ideal é contratar um especialista, mas sempre é bom ter conhecimento!

 

Diagnóstico

O primeiro passo é descobrir qual é a fonte pela qual a umidade está atingindo o seu banheiro. Pode ser por falta de ventilação, mudanças climáticas ou por problemas estruturais, como um cano estourado ou impermeabilização incorreta, seja pelo uso de produtos com baixa qualidade ou que foram aplicados por mão de obra sem boa experiência.

Seja qual for a fonte, a umidade vai deixar alguns sinais no banheiro:

  • tintas estufando e se soltando das paredes ou teto
  • azulejos se soltando
  • manchas escuras nas paredes, teto, piso, rejunte de azulejos, móveis e portas
  • cheiro parecido com o de terra úmida
  • gotas de água se formando no teto
  • madeiras de portas e móveis estufando

 

Reparos e reformas

Nos casos de ventilação, basta deixar as janelas e portas do banheiro sempre abertas durante o dia, ou até mesmo troca-las por peças maiores, para aumentar o fluxo de ar. Você pode limpar as áreas mofadas com uma mistura de uma parte de vinagre e duas de água. Dilua bem e esfregue suavemente com uma esponja macia. Água sanitária também faz a mesma função. Caso o mofo volte a aparecer, aí pode seu um dos outros problemas abaixo.

Canos estourados são relativamente fáceis de saber, porque o fluxo de água será grande e sua conta de água irá aumentar de valor. Neste caso o reparo deve ser feito por um especialista, que vai quebrar a parede e trocar o cano. Você também pode contratar um especialista que utilize um equipamento de ultrassom, para saber em que ponto está o vazamento, o que evita de se quebrar áreas desnecessárias de seu banheiro.

Nos problemas de impermeabilização incorreta ou com o uso de produtos sem qualidade, o que acontece é que a umidade passa do exterior para o interior do banheiro, e o reparo é mais complicado. Um exemplo disso é quando a impermeabilização no teto deixa passar a água da chuva, ou no piso, que fica e contato com a terra, a umidade pode ir subindo pelas paredes. Primeiro será preciso descobrir por onde a umidade entra, e depois abrir o local para aplicar os produtos impermeabilizantes de jeito certo.

 

Uso de impermeabilizantes

Hoje temos muitos tipos diferentes de produtos para impermeabilizar, mas podemos separa-los em dois grandes grupos:

  • impermeabilizantes rígidos, como argamassas, cimentos poliméricos, resinas epóxi e cristalizantes;
  • impermeabilizantes flexíveis, como mantas e membranas asfálticas, mantas de PEAD, PVC e EDPM e membranas de poliuretano.

A escolha do tipo correto de impermeabilizante deve ser feita por um especialista, que vai analisar seu banheiro e definir tanto os procedimentos quantos os produtos para acabar com a umidade, já que é uma tarefa difícil, pesada e que quando mal feita, pode até agravar a estrutura da sua casa!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - Bergan Cubas e Lavatórios de Vidro ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação