Como escolher o piso ideal para seu banheiro

11 de janeiro de 2018 por na categoria decoração com 0 e 0
Home > Blog > decoração > Como escolher o piso ideal para seu banheiro

O banheiro é a parte mais íntima e reservada da casa. Esse cômodo tem que oferecer conforto, tranquilidade e praticidade para que os moradores possam utilizá-lo sem problemas. No momento de construir ou reformar, uma das principais dúvidas está em como escolher o melhor piso para banheiro.

Esses pisos devem ter duas características principais, que são a facilidade de limpeza e a segurança para os moradores. Eles não devem ser tão antiderrapantes e nem tão lisos. É essencial também que tenham resistência e durabilidade.

 

A seguir você vai ver os principais critérios que definem um piso para banheiro como sendo o ideal.

  • O piso deve combinar com as outras partes da decoração, ou seja, os móveis, revestimento das paredes, acessórios e até mesmo as louças.
  • O porcelanato se destaca como um dos melhores materiais para o piso do banheiro. Ele apresenta alta resistência a abrasão e alta durabilidade.
  • Se o pisos for de cor clara, como branco ou bege, o banheiro vai dar uma sensação de amplitude, por causa do efeito visual conferido por clores claras.
  • Os pisos para banheiro devem ser escolhidos com base na estética, para conferir beleza, e também seguindo sua função essencial, que é dar segurança aos usuários, impedindo escorregões e quedas.
  • No caso da sua escolha ser o porcelanato, evite as versões lisas, pois estas se tornam escorregadias com a umidade.
  • As versões de pisos antiderrapantes evitam acidentes no banheiro, porém costumam ser mais difíceis de limpar.
  • Pisos com cores claras, neutras e com texturas discretas são os melhores para o revestimento de banheiros, pois dificilmente eles precisarão ser trocados, mantendo-se sempre na moda.
  • O piso de cerâmica é excelente para revestir banheiros porque não fica escorregadio com a umidade.
  • Pisos de madeira não são indicados, pois esse material acumula umidade e cria mofo, o que é um problema para a saúde dos moradores.

 

Materiais como a cerâmica e a pastilha são seguros para o piso dos banheiros, mas nem sempre combinam com a decoração. Já o porcelanato apresenta maior facilidade decorativa, com seus diversos tamanhos, cores e modelos. O porcelanato também é impermeável, tem facilidade de aplicação e de limpeza.

São três tipos básicos de porcelanato: o polido, que é a versão mais comum, sendo liso e com brilho, o acetinado, que é fosco e tem menos desconforto visual porque não reflete muito a luz e o rústico, que é a versão antiderrapante. Dentre os três, o acetinado com ranhuras superficiais é o mais escolhido para os banheiros.

E assim como qualquer outro tipo de piso, o porcelanato também exige alguns cuidados básicos. Ele não deve ser limpo com produtos abrasivos e precisa ter a superfície bem nivelada, para evitar trincas e quebras. A qualidade e a durabilidade do assentamento também dependerão de uma mão-de-obra especializada.

Essas dicas apresentadas são apenas para você conhecer algumas características sobre os pisos de banheiro. O ideal é que você converse primeiro com um profissional em decoração para que ele indique o melhor para sua obra, levando em conta a decoração, segurança e custo do piso.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - Bergan Cubas e Lavatórios de Vidro ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação