Como pintar azulejo de banheiro

15 de fevereiro de 2018 por na categoria decoração com 0 e 0
Home > Blog > decoração > Como pintar azulejo de banheiro

Se você quer reformar seu banheiro para dar uma cara nova, com um estilo diferente, tem uma solução bem rápida, fácil de fazer e econômica, que é pintar os azulejos. Você economiza tempo, por não ter que retira-los da parede, dinheiro com mão de obra e com gastos para comprar novos. Além disso, é uma tarefa que você mesmo consegue fazer. O resultado é um banheiro com decoração diferente, e onde você pode usar de sua criatividade para dar aquele toque pessoal.
Acompanhe e veja como fazer, passo-a-passo.

 

Limpeza
A primeira etapa é limpar bem toda a superfície do azulejo. Use um produto de limpeza específico para azulejos, para retirar sujeiras, gorduras, mofo e outros. Tome o cuidado de seguir as instruções de uso que estão no rótulo do produto.
O rejunte também merece atenção especial, por ser uma parte que costuma acumular mofo e outras sujeiras. Se for o caso, use uma escova de dentes para deixar bem limpo.
Após a limpeza, deixe os azulejos e rejunte secarem bem, e aproveite para corrigir falhas, como rachaduras.

 

Escolha da tinta
Existem algumas tintas próprias para pintura de azulejos, inclusive a tinta epóxi. A dica aqui é procurar por uma marca que você goste e confie, ou pedir indicação para alguém que conheça os produtos, como amigos, familiares ou os vendedores de lojas de materiais de construção, para ter certeza de que a tinta escolhida é de boa qualidade, para aguentar a umidade do banheiro e para fixar bem sobre os azulejos.

Hora da pintura
Cubra bem o chão e todos os itens do banheiro, como pias, vasos sanitários, válvulas de água, etc., para que a tinta não respingue neles. Você pode usar jornal e prende-lo com fita crepe, que é maneira mais fácil para se cobrir áreas durante a pintura. Com tudo pronto e coberto, prepare a tinta seguindo as instruções no rótulo. Com um rolo de lã, aplique a demão de tinta, tomando o cuidado para que ela cubra toda a superfície. Se for uma área pequena que você vai pintar, aí é mais fácil com um pincel. No caso do rejunte pode ser preciso pintar com um pincel pequeno, para que a tinta o cubra todo.
Aguarde o tempo indicado nas instruções para passar a segunda demão. E para um acabamento mais perfeito, você pode passar a terceira demão.

 

Manutenção
Fazer a manutenção de tintas não requer muita experiência. No geral, ela pode ser limpa com um pano umedecido com água. Já no caso dos banheiros, você pode precisar de alguns produtos específicos, pois esta área da casa costuma sofrer com a umidade, resquícios de produtos de higiene e até mesmo gordura corporal.
Fique atento se a tinta descasca em algumas áreas, pois isso pode ser sinal de infiltração de água indo de dentro da parede para a superfície do azulejo. Se for esse o caso, chame um profissional para resolver o problema.
As tintas também costumam perder o tom com o passar do tempo, e neste caso basta passar uma nova demão. Mas antes refaça os procedimentos de limpeza antes, para garantir que a tinta se prenda bem.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - Bergan Cubas e Lavatórios de Vidro ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação