Como tirar manchas de cubas de vidro

26 de outubro de 2017 por na categoria DIcas com 0 e 0
Home > Blog > DIcas > Como tirar manchas de cubas de vidro

Uma cuba de banheiro está sempre em contato com substâncias químicas e naturais que podem causar manchas em sua superfície, como sabonete, pasta de dente e até mesmo água. Essas manchas podem ser removidas facilmente com a limpeza diária, mas pode acontecer delas se tornarem difíceis de tirar, o que requer algumas práticas especiais.

 

Manchas fáceis de tirar

No caso de manchas simples, fáceis de tirar, basta água e sabão ou limpa-vidros. Esfregue suavemente com um pano ou esponja sem lã de aço e enxágue. E para dar um brilho especial à sua cuba, depois de enxaguar passe álcool com uma folha de jornal, que pode ser substituído por outros materiais que não soltem fiapos.

Outra dica caseira é usar uma mistura de 50% de vinagre branco com 50% de detergente neutro. Esfregue a mistura sobre toda a superfície da cuba e enxague.

 

Manchas difíceis de tirar

Neste caso, pode ter se formado o que chamamos de água dura, também chamada de depósito de calcário, que são manchas brancas causadas pelo acúmulo de minerais alcalinos comuns na água. Elas são mais difíceis de tirar, mas com alguns procedimentos simples sua cuba vai ficar como nova.

Primeiro, utilize esponjas ou panos de algodão. Nunca use palha de aço ou outros materiais que possam causar riscos. Umedeça o material e esfregue suavemente sobre a mancha. Caso ela resista, é sinal de que a mancha já está em sua cuba a algum tempo, então vai ser necessário entrar com um procedimento diferente.

A primeira dica é esfregar bicarbonato de sódio. Coloque uma pitada sobre a mancha e, sem fazer força, esfregue a esponja ou pano úmido. O bicarbonato neutraliza os efeitos químicos dos depósitos de minerais da água dura. Você também pode trocar o bicarbonato por pasta dental comum, com o mesmo resultado.

Outro produto caseiro que remove as manchas de água dura é o vinagre. Para usar, aqueça uma pequena quantidade de vinagre e deixe sobre a mancha. Caso ela esteja em uma área inclinada, umedeça um pano e encoste sobre a mancha, deixando agir por uns 5 minutos. Depois é só esfregar suavemente.

Pode acontecer da mancha persistir com essas técnicas, e aí e a hora de tentar algum produto químico que age como descalcificador. Esse tipo de produto pode ser encontrado em supermercados e lojas de materiais de limpeza. Tome alguns cuidados ao usar produtos químicos, como usar luvas, deixar o local bem ventilado, evitar inalar os gases por serem tóxicos e seguir corretamente as instruções de uso.

 

Prevenção

O melhor jeito de evitar manchas em sua cuba de vidro é com a prevenção. É muito simples: basta limpar a cuba periodicamente, de preferência a cada 3 ou 5 dias. Você pode usar álcool, vinagre, detergente, saponáceos ou escolher entre as diversas opções de limpa-vidros disponíveis no mercado. Após a lavagem, seque bem a cuba com uma folha de jornal ou outro material que não solte fiapos. Essa limpeza preventiva vai evitar o aparecimento de manchas causadas por água dura, devolvendo o brilho natural da peça.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - Bergan Cubas e Lavatórios de Vidro ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação