Sua loja de construção segue os hábitos de consumo da era da internet?

14 de setembro de 2017 por na categoria gestão com 0 e 0
Home > Blog > gestão > Sua loja de construção segue os hábitos de consumo da era da internet?

Que a internet transformou a vida das pessoas todo mundo já sabe. Ela trouxe novas possibilidades de comunicação, entretenimento, estudo, trabalho entre outras. Mas as transformações não são só exteriores. Ela também foi responsável por mudanças nos nossos hábitos, e entre elas uma das mais importantes diz respeito aos hábitos de consumo, o que é importante para as empresas saberem, de modo que possam se adaptar e manter suas vendas.

Vamos pegar como exemplo o Pedro, que vai fazer uma reforma em sua casa e quer comprar porcelanato. No método tradicional, antes da internet, o Pedro ia até uma loja, geralmente próxima de sua casa, ou que tivesse melhor preço, escolhia o modelo do porcelanato e tirava suas dúvidas com o vendedor, ou seja o vendedor era o responsável por levar o Pedro até o momento de compra, e se ele não tivesse argumentos fortes, ainda corria o risco de perder a venda. Mas com a chegada da internet, houve uma mudança radical. Agora o Pedro pesquisa modelos, lojas com melhores preços e, principalmente, tira suas dúvidas antes de comprar o porcelanato, seja essa compra em lojas físicas ou virtuais, o que permite que ela possa comprar até mesmo de lojas distantes, até mesmo em outros estados ou países. Dessa forma, ele entra em contato com o vendedor apenas quando já está disposto a comprar. E se for uma compra em loja virtual com procedimentos simples, talvez ele nem mesmo entre em contato e feche a venda sozinho! Com a internet, os consumidores se tornaram mais livres, no sentido de depender menos dos vendedores. Pense em você mesmo quando vai comprar. Possivelmente você já fez esse caminho.

Nesta nova era com hábitos diferentes de compras, o Google é a ferramenta mais usada quando esse novo consumidor vai fazer a pesquisa por produtos e serviços que precisa comprar / contratar. Os recursos mais comuns que ele procura no Google são:

– site e blog da empresa, para conhecer aspectos técnicos como manual de uso, garantias, aparência física, tecnologias aplicadas ao produto e conteúdo relevante sobre a empresa e seus produtos;

– fóruns e depoimentos, para ver as opiniões de outros consumidores sobre o produto ou serviço que precisa adquirir, que podem estar dentro do site da própria empresa ou em sites voltados para esse tipo de informação;

– sites comparativos de preços, para que se decida sobre de qual empresa vai comprar.

 

Resumindo, hoje o consumidor está com o poder de compra. Ele toma suas decisões de compra baseado nas informações encontradas em sua pesquisa. Para as empresas que enxergam essa mudança de hábito de consumo, surgem novas oportunidades de aquisição de clientes e vendas, através do uso de recursos na internet, ao fornecer as informações que o consumidor procura.

E quando uma empresa fornece essas informações, ela ganha sua confiança e se torna uma referência, o que faz aumentar o valor da sua marca. Dessa forma, o consumidor passa a ser um fã e divulgador da marca, inclusive podendo influenciar outros consumidores, ao mostrar que sua experiência foi positiva.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - Bergan Cubas e Lavatórios de Vidro ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação