Cuidados com orquídeas em banheiros

26 de abril de 2018 por na categoria DIcas com 0 e 0
Home > Blog > DIcas > Cuidados com orquídeas em banheiros

Os cuidados com orquídeas na decoração de banheiros são simples de fazer, mas é preciso dedicação.

 

Como mostramos em um artigo anterior sobre decoração de banheiros com plantas, agora vamos a uma específica, as orquídeas, que são sem dúvida as preferidas para decoração.

As orquídeas possuem um charme especial, bem diferente de outras flores. Algumas pessoas acham que esse charme vem do fato delas serem delicadas, outras porque elas têm uma beleza mágica. Mas seja qual for o seu caso, confira agora como ter uma orquídea sempre linda e forte para enfeitar seu banheiro.

Escolha da orquídea

Existem mais de 50.000 espécies diferentes de orquídeas, ou seja, uma variedade gigantesca que você pode escolher. Mas não é bem assim. Para que a orquídea sobreviva e fique sempre viçosa dentro de um banheiro, é preciso saber qual a espécie que melhor se adapta. Neste caso, para quem não tem muita experiência em cuidar de orquídeas, as espécies mais indicadas são as Cattleya híbrida e Phalaenopsis híbrida, facilmente encontradas em floriculturas.

As vantagens dessas duas espécies é que elas são mais rústicas, ou seja, requerem menos cuidados e resistem bem em ambientes fechados. Mas caso você queira uma outra espécie, a dica é conversar com profissionais no assunto, como cultivadores de orquídeas, orquidófilos e decoradores de ambientes, para saber quais cuidados a espécie que você quer precisa.

 

Iluminação e ventilação

Como via de regra, as orquídeas precisam de luz e ar, mas sempre em certos horários. O ideal é que elas fiquem próximas a uma janela ou ar livre de manhã ou de tarde, todos o dias, mas em um local onde o calor do sol e o vento não sejam muito fortes.

Umidade

Apesar dos banheiros serem considerados um ambiente úmido por causa do vapor do chuveiro, essa umidade não é suficiente para uma orquídea. Ela precisa ser regada de acordo com os seguintes tipos de clima:

 

  • em locais quentes, como no norte e nordeste do Brasil, com temperaturas acima de 35oC, regar duas vezes por dia, de manhã;
  • em locais com temperaturas médias, como no sudeste do Brasil, regar uma vez por dia durante a primavera e verão, e uma vez por semana durante o outono e inverno;
  • em locais frios, como o sul do Brasil, com temperaturas abaixo de 10oC, regar uma vez por semana, de preferência pela manhã.

Para ter mais controle sobre a rega, fique de olho na saúde da planta. Pode ser preciso regar mais ou menos.

 

Flores

As orquídeas no Brasil costumam florescer entre os meses de agosto a abril. Mas neste período é possível dar uma ajuda para que a planta floresça mais vezes, deixando o banheiro mais bonito. Para isso, é só colocar um adubo conhecido por NPK 10-30-20, que você pode encontrar com facilidade em floriculturas. Esse adubo é rico em potássio e fósforo, elementos essenciais para o florescimento de plantas. Siga as instruções de aplicação, mas lembre-se sempre que o adubo tem que ir somente na terra, sem encostar em folhas ou flores, com o perigo de queima-las.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - Bergan Cubas e Lavatórios de Vidro ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação