Fique à frente dos concorrentes vendendo produtos de qualidade

14 de junho de 2018 por na categoria gestão com 0 e 0
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Existem vários fatores que levam uma empresa a ter mais competitividade, ficando na frente dos seus concorrentes, e entre eles está a qualidade dos produtos vendidos. Pense no caso da sua loja de materiais de construção. Você atende um cliente e ele se mostra disposto a comprar um certo produto porque ele tem menor preço, mas com um bom argumento sobre a qualidade de um outro produto, a decisão desse cliente pode mudar. O que acontece é que as pessoas sempre preferem comprar um produto melhor, pois sabem que ele tem maiores chances de atender suas necessidades, no sentido de ter maior durabilidade, beleza, acabamento, etc. OK, isso é bem fácil de entender, mas onde esse conceito se encaixa na questão de competitividade? Também é fácil e claro. Quando um cliente compra um produto com qualidade, e sente que foi uma compra vantajosa, ele tem uma chance maior de fazer negócio de novo com a mesma empresa, já que ela resolveu a sua necessidade de compra da melhor forma. Ou seja, ao invés do vendedor simplesmente aceitar o que o cliente quer, o que de qualquer forma seria mais fácil, ele mostra opções de produtos cuja qualidade oferece o melhor custo-benefício. Como o cliente fica satisfeito, cria-se ali um relacionamento de confiança, e é essa confiança que leva à fidelização, evitando que o cliente procure outras lojas na maioria das vezes em que ele precisa fazer compras futuras.

A busca por vender produtos de qualidade vem se tornando cada vez mais a principal estratégia de muitas empresas, de qualquer setor, porque elas perceberam ser esse o caminho mais certeiro para aumentar seu posicionamento frente à concorrência. Um dos maiores exemplos disso vem da Toyota, fabricante de carros do Japão. A preocupação com a qualidade de seus veículos é constante, e já vem de longa data, o que levou a empresa a ser líder em muitos países do mundo. Cada modelo de veículo é pensado e desenhado seguindo regras extensas sobre qualidade, desde o motor, desempenho, economia, conforto e outros requisitos.

O fator da qualidade deve se estender em todas as situações que envolvem um produto, desde a criação dos primeiros protótipos antes da fabricação até o pós-vendas depois da entrega para o cliente. Ou seja, você deve observar a qualidade em cada etapa do processo, o que inclui a busca por fornecedores qualificados, vendedores experientes e uma gestão de vendas otimizada para garantir a competitividade. Essas etapas são apenas exemplos do que é essencial, sendo que sua empresa pode ter outras etapas ou procedimentos que sejam necessários para o bom andamento rumo ao aumento de competitividade.

E agora talvez você possa se perguntar o porquê da competitividade ser tão importante. Essa também é uma questão simples, sendo que a resposta é que uma empresa competitiva tem mais clientes, maior fidelização e maior volume de vendas, e a venda de produtos de qualidade, como já dissemos no começo deste artigo, é um dos principais fatores que leva ao aumento da competitividade.

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