Layout de loja de materiais de construção para vender mais

6 de setembro de 2018 por na categoria gestão com 0 e 0
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Disposição de produtos, placas indicadoras e facilidades de locomoção são fortes atrativos no layout de loja de construção

 

Uma loja de materiais de construção tem tantos itens diferentes que pode ficar complicado para um cliente encontrar o que precisa sem ajuda. E neste caso, o layout de loja pode ser um grande diferencial, para facilitar a procura dos clientes, o que é uma excelente forma de garantir mais vendas.

O layout de loja de materiais de construção pode seguir critérios básicos, que são essenciais para a maioria das lojas, mas sempre vale a percepção de quem trabalha nela, para dar aquele toque a mais. Confira agora esses critérios, e comece a fazer a diferença para seus clientes.

 

Lado de fora

Para começar do jeito certo, faça a parte de fora de sua loja ser atrativa aos olhos. Crie uma fachada e, se possível, um vitrine. Deixe tudo sempre limpo e organizado, expondo as marcas e os produtos mais vendidos. Se você tiver alguma representação exclusiva, deixe isso bem claro logo na entrada da loja.

 

Organização por categorias

Os produtos devem ser separados em categorias, como por exemplo Bricolage, Iluminação, Hidráulica, etc. Isso facilita para os clientes encontrarem os produtos com mais facilidade, e também é uma ótima estratégia para que os atendentes tenham mais rapidez, tanto para repor estoques quanto para indicar aos clientes onde os produtos estão.

 

Indicações

Use placas indicativas para mostrar onde os produtos podem ser encontrados, de acordo com as categorias usadas na organização. Se sua loja for grande e tiver vários corredores, placas de teto podem ser ideais. No caso de lojas pequenas, as testeiras em gôndolas resolvem o problema com facilidade.

 

Locomoção

Não tem nada pior do que andar espremido por um loja. Fica difícil de carregar as compras e pior ainda para encontrar os produtos necessários. Mantenha corredores mais largos, de forma que duas pessoas possam andar sem se esbarrar. Se for o caso, diminua a quantidade de produtos expostos.

 

Expositores

Mantenha os expositores sempre limpos e com o máximo de organização. Monte-os de forma que os clientes possam ver os produtos com facilidade, sem deixar que eles fiquem vazios e nem com excesso de produtos. Faça de um modo que não canse as vistas e que seja fácil de encontrar os produtos. Também é importante manter os preços dos produtos sempre à vista.

 

Balcões

Tenha balcões do tamanho exato para atender os clientes. Se eles forem muito grandes, distanciam o cliente do vendedor e também ocupam espaço que poderia ser utilizado de outras formas, como para garantir mais facilidade de circulação ou para expor mais produtos.

 

Iluminação

A loja inteira tem que ter boa iluminação, seja ela natural ou artificial. Também é uma boa ideia fazer um jogo de luzes para destacar produtos, ainda mais aqueles que são lançamentos ou que estão em promoção, e neste caso vale usar a criatividade, como por exemplo lâmpadas pisca-pisca ou com movimento, por atraírem bem a atenção dos clientes. Use lâmpadas de LED, que são mais econômicas.

 

Elementos agradáveis

Procure sempre agradar os sentidos dos seus clientes. Para isso, use imagens, música e perfume. É uma forma dos clientes se sentirem confortáveis, o que é sempre importante para que eles tenham maior facilidade na decisão de compra.

 

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