Limpeza de azulejos com produtos caseiros

12 de abril de 2018 por na categoria DIcas com 0 e 0
Home > Blog > DIcas > Limpeza de azulejos com produtos caseiros

Limpar azulejos de banheiro é uma tarefa relativamente simples. O maior segredo é fazer a limpeza com certa frequência, de preferência uma vez por semana, para que assim ele não acumule sujeiras nem manchas, que são causadas por respingos de produtos de limpeza, gordura da pele e até mesmo pela água.

Os azulejos são um tipo de revestimento muito usado em banheiros, justamente por sua facilidade de limpeza e higienização. Vale a pena deixar as peças sempre limpas, com brilho, e para isso existem muitos produtos disponíveis nos mercados, mas aqui separamos algumas técnicas para você limpar seus azulejos com produtos encontrados em sua própria casa!

 

Água e detergente neutro

Caso os azulejos estejam limpos, sem manchas e nada grudado, a maneira mais simples de limpar é com água morna e detergente.

Faça uma mistura de 1 litro de água morna com uma colher de sopa de detergente neutro. Misture suavemente, para não fazer muita espuma, e depois esfregue essa mistura com um material que não risque os azulejos, como flanela ou esponja sem palha de aço. Depois enxague com água para retirar todo o excesso do detergente. Assim os azulejos permanecem limpos e brilhantes.

 

Vinagre

Outro produto que sempre temos em casa, o vinagre é excelente para limpeza de azulejos do banheiro. O vinagre tem propriedades desinfetantes e desengordurantes, além de auxiliar na retirada de mofo e bolor, comuns nos rejuntes. Além disso, o vinagre pode ser usado de diferentes formas na limpeza.

Vinagre de álcool e limão

Misture o vinagre de álcool e suco de limão na mesma proporção. Esfregue essa mistura nos azulejos com um pano ou esponja sem palha de aço e deixe agir por 15 minutos. Depois é só enxaguar com água. A mistura limpa e desengordura os azulejos.

Vinagre de álcool e detergente

Essa mistura desengordura, tira manchas e também sujeiras mais profundas.

Misture uma parte de vinagre em duas partes de água morna. Acrescente uma colher de sopa de detergente neutro e misture devagar, para não formar espuma. Passe essa mistura sobre os azulejos e enxague em seguida, retirando todo o detergente.

Vinagre de álcool e bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um produto com muitas funções. Além de ser usado na culinária, é também excelente na limpeza.

Misture um copo de vinagre e um copo de bicarbonato. Misture devagar e depois espalhe sobre os azulejos. Deixe agir por 10 minutos e enxague com água.

 

Para tirar limo

Se os azulejos não são limpos com regularidade, podem criar limo e ficarem escorregadios, o que é perigoso caso o piso também seja de azulejos.

Faça uma mistura com 500ml de água sanitária, 500ml de água morna e 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Misture bem e aplique sobre o azulejo. Deixe agir por 30 minutos e depois enxague. Além de tirar o limo, essa mistura ajuda a clarear os azulejos.

 

Agora, algumas dicas importantes:

  • Use luvas para limpar os azulejos.
  • Não use materiais que podem causar riscos no azulejo, como palha de aço e esponjas duras.
  • Para evitar manchas, seque o azulejo após a limpeza.
  • Limpe os azulejos com frequência, tanto para mantê-los limpos quanto para evitar a formação de mofo e bolor no rejunte.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - Bergan Cubas e Lavatórios de Vidro ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação