Os principais efeitos da aromaterapia

30 de novembro de 2017 por na categoria DIcas com 0 e 0
Home > Blog > DIcas > Os principais efeitos da aromaterapia

A aromaterapia é considerada uma forma de medicina alternativa, muito difundida pelo mundo todo, para estimular as funções cerebrais e melhorar o bem-estar físico e psicológico. A terapia é feita com óleos essenciais extraídos principalmente de partes de plantas, como as flores, folhas, raízes e cascas.

O uso de aromaterapia já vem de longa data em países como Japão, China e índia, e vem ganhando cada vez mais adeptos no ocidente. No caso específico dos banheiros, a aromaterapia, além de fornecer os benefícios já citados, também serve para dar aquele cheirinho agradável.

Existem centenas de aromas disponíveis em óleos essenciais e cada um deles tem suas próprias propriedades. Vamos ver alguns.

 

Bergamota

Usada para aliviar estresse, depressão, ansiedade, anorexia e diversas infecções, incluindo infecções cutâneas como psoríase e eczema. Estimula o fígado, sistema digestivo e baço. Proporciona uma melhoria para pessoas que sofrem de um mal-estar geral.

 

Manjerona

Acalma a hiperatividade, principalmente em crianças, e também alivia sintomas de ansiedade. No sistema digestivo, ajuda com problemas de digestão, constipação e cólicas. E no sistema respiratório, alivia sintomas de asma e sinusite. Aumenta a circulação, combate a insônia, fadiga e depressão.

 

Cedro

Tem efeito calmante e ajuda a combater estresse e ansiedade. Atua nos problemas respiratórios e de pele, além de aliviar as infecções urinárias.

 

Patchouli

Melhora o humor e é uma poderosa alternativa para cuidados com a pele, pois promove o crescimento de células, cicatriza feridas, reduz celulites e inchaços.

 

Camomila

A camomila é mundialmente conhecida por suas propriedades calmantes, antibióticas, antissépticas e analgésicas. Além disso, serve também como antidepressivo por melhorar o humor geral.

 

Hortelã

Estimula a energia, tem efeito refrescante e um aroma dos mais deliciosos. Melhora o estado de alerta e de foco do cérebro, descongestiona as vias respiratórias e auxilia na digestão.

 

Rosa

O óleo de ajuda em uma série de doenças e condições, como problemas de depressão, ansiedade e digestão. Também ajuda a circulação, problemas cardíacos e respiratórios, como a asma. É um protetor do coração e também é bom para a pele.

 

Eucalipto

Eficaz contra doenças respiratórias e também usado como antisséptico, antiespasmódico, descongestivo, diurético e estimulante. Ajuda contra enxaquecas, febres e dores musculares.

 

Alecrim

É um poderoso estimulante mental que melhora a memória e tira o cansaço do cérebro. Alivia problemas das vias, relaxa os músculos, fígado e vesícula biliar. Tem efeitos analgésicos, aliviando inclusive cãibras e enxaquecas, e antissépticos, combatendo infecções digestivas e hepáticas.

 

Jasmim

Aumenta a libido, auxilia em problemas mentais como depressão, promove uma melhoria geral no momento de partos nas mulheres, reduz tensão e estresse e é amplamente utilizado em tratamentos de dependentes químicos ou emocionais.

 

Sândalo

Promove melhorias nas mucosas do trato urinário. Alivia dores no tórax e tensões nervosas. Muitos praticantes de ioga utilizam o sândalo por causa de suas propriedades calmantes e sexuais.

 

Lavanda

A lavanda é um dos óleos essenciais mais populares, tanto por causa de seu delicioso aroma quanto pelos efeitos calmantes. Alivia o estresse e auxilia na cura de resfriados, gripe e enxaqueca. Tem propriedades antissépticas, antidepressivas, descongestionantes, diuréticas e sedativas.

 

Limão

O limão é muito versátil e promove ajuda com quase tudo, como melhoria na concentração, digestão, artrite, acne, irritações na pele, circulação sanguínea, aumenta a imunidade e intensifica o humor.

ATENÇÃO

Algumas pessoas podem ter alergias ou outros problemas relacionados à aromaterapia, como alergias e intolerâncias. Procure sempre um especialista.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - Bergan Cubas e Lavatórios de Vidro ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação