Qualidade ou preço? Adivinhe o que seu cliente prefere.

19 de outubro de 2017 por na categoria gestão com 0 e 0
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Uma das causas de preocupação entre os donos de lojas que vendem materiais para construção, reforma e decoração é o embate criado entre qualidade e preço dos produtos. É fácil de se imaginar: se for caro, espanta os clientes, mas se não tiver qualidade, o cliente pode ter reclamações. Então a saída seria procurar produtos com alta qualidade e com preço baixo, mas nem sempre isso é possível de se encontrar. Mas vamos analisar essa situação de acordo com os hábitos de consumo do seu público-alvo, que é uma forma mais estratégica de se enxergar.

A maioria dos consumidores, independente de sua classe social, procura por produtos e serviços de qualidade, para tanto que as grandes empresas já perceberam esse fato e procuram a todo custo ofertar a qualidade no lugar do preço. Isso se dá pelo fato de que nos últimos anos tivemos vários fatores que aumentaram o poder de compra da população brasileira, como maiores opções de crédito, programas de incentivo ao consumo e aumentos salariais. Sendo assim, a classe média, que representa a maior parcela da população no Brasil (em média 53% do total), viu a oportunidade de ter esse maior poder de consumo, mesmo que não tão grande, mas que fez com que essas pessoas optassem por maior qualidade, já não se importando tanto com pequenas ou médias variações nos preços entre um produto e outro.

No caso específico de materiais de construção, podemos tirar uma base pelos novos modelos de prédios que vêm fazendo parte do cenário urbano. Eles são mais bem acabados, com materiais de boa qualidade, como uma forma de atender às necessidade e anseios dos compradores. Hoje já é difícil encontrar aquelas pessoas que aceitam comprar uma moradia que não esteja dentro de um certo padrão de qualidade.

É claro que tivemos um momento de queda, dentro da pior recessão de todos os tempos no Brasil, mas devemos enxergar isso como um fato isolado que levou a uma queda no consumo e um aumento pela procura de preços mais baixos. Passando por esse período de crise, a volta do consumo trará de volta também a procura pela qualidade, porque o que os consumidores buscam são produtos com valores agregados, tais como durabilidade, tecnologias aplicadas, beleza, facilidades e claro, status. Em um outro exemplo, veja a quantidade de carros tipicamente caros que têm rodado pelas ruas. Cresce cada vez mais.

Em resumo, as empresas hoje, sejam de qualquer segmento e de qualquer porte, devem se apoiar na qualidade para atender os clientes com o que eles querem e precisam. Claro que sempre vai valer ter um mix de produtos que se encaixe a outras realidades, de forma a atender também as pessoas que buscam por preços mais baixos, desde que esse mix também apresente qualidade. Junto com o atendimento, essa qualidade de produtos e serviços é o principal fator que leva um cliente a procurar e comprar de determinada empresa. Aproveite e veja nosso post onde falamos sobre o atendimento como segredo para ganhar clientes.

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